Black Tapes - 17.09.2020 Demian Coleto "Balboa" - Quarentime´s


Não é qualquer um que chega aos 40 anos de idade soltando as manobras que o Demian Coleto, o “Balboa”, tem na base. Pra comemorar essa data, ele colou na Prafinha e soltou quarenta manobras, novas ou ressuscitadas do passado. Pode apostar que teria 50, 60, 70… Vida longa ao Balboa!

 

 

Dá uma bela resumida na história da Balboa Skateboards: o começo, os lugares onde já teve loja, o momento atual…

A Balboa começou em 2000 como uma skate shop na Zona Leste de São Paulo, no Bairro de Ermelino. Como já sabia que não seria skatista profissional, resolvi me dedicar aos estudos e ser um profissional do skate. Tivemos algumas lojas na região, inclusive uma das poucas da cidade com mini ramp na época. Abrimos filial em Pinheiros, com galeria de arte, e também fomos umas das primeiras skate shops online do Brasil. Sempre ajudamos o skate nas mais diversas vertentes, seja realizando eventos, apoiando artistas e skatistas… De 2016 a 2018, atuamos somente online. Em 2019, como já estava engendrado em outros projetos, e como o mercado de skate estava (e ainda está) muito confuso, decidimos dar um breque nas atividades e focar no nosso principal objetivo: andar de skate! Hoje somos uma pequena crew, formada por Pedro Volpi, Jean Spinosa e o menor Gabriel Pereira. Desenvolvemos algumas peças com o nosso nome, mas sem grandes compromissos financeiros. É mais pro auto sustento da gangue, como poder contribuir com um fotógrafo ou um videomaker para uma missão, ajudar em alguma trip ou evento, ter um shape quando preciso e até mesmo pagar breja e gasolina da sessão! Hahaha! Estamos há 2 anos filmando e finalizando o vídeo de 20 anos na Balboa, e o engraçado é que, depois de todo esse caminho percorrido, percebemos que o grande foco da Balboa foi sempre manter a chama acesa, ajudando o skate no quer for preciso.

 

blacktapes_balboa_quarentimes_01

Foto: Jr. Pig

 

Como chegar aos 40 anos andando bem de skate?

Andando bem?? Hahaha! Acho que se divertindo, né? Acho que essa tem sido a melhor fase para mim, apesar do meu corpo dar uma cobrada! A satisfação de voltar para casa depois da sessão com os amigos é realmente uma das melhores sensações que o skate tem proporcionado. O andar bem é consequência; muitas vezes você sabe suas limitações e o que é importante para te fazer feliz. O lance é buscar a diversão em primeiro lugar e não esquecer de cuidar da sua mente e sua saúde.

 

blacktapes_balboa_quarentimes_04

Foto: Jr. Pig

 

E o vídeo de 20 anos da Balboa, quando sai?

Pois é, esse já vídeo já é considerado lendário! Estava com data marcada para abril deste ano. Ia ter première e toda aquela bagunça que a gente gosta. Devido à pandemia, resolvemos segurar e estudar a melhor forma para o lançamento. O André Viana “Xim” está nos finalmentes da edição… Acredito que teremos mais algumas missões para finalizar. Vamos aguardar mais um pouco que logo logo a gente solta a data!

 

blacktapes_balboa_quarentimes_02

Foto: Jr. Pig 

 

Qual das 40 tricks do vídeo foi a mais difícil de acertar?

A ideia do vídeo das 40 tricks nunca foi ter alguma manobra cabulosa. Como não iria conseguir comemorar meus 40 anos com os amigos dando 40 grinds na sessão, e também não teríamos o vídeo da Balboa, o pretexto era mais a questão de registrar esse momento, pra data não passar batida. Acho que metade destas manobras eu aprendi e resgatei na quarentena. O flip tailslide de back era uma manobra que não acertava e nem tentava desde 1999. Um dia, brincando na sessão, comecei a tentar e ela estava vindo no pé, mas nunca acertava. O Finha botou pilha que tinha que filmar essa. Acabei ficando tanto com essa trick na mente que, na hora que fui filmar, foi a mais fácil e rápida de todas!

 

blacktapes_balboa_quarentimes_03

Foto: Jr. Pig

 

Pra finalizar: vai ter 50 novas manobras pro vídeo de 50 anos?

Se passar no Black Media, com certeza! Queria deixar meus agradecimentos: minha esposa Renata e a minha família, por sempre me apoiarem. Ao Gian por abraçar a ideia e ter ajudado a viabilizar o vídeo, Pig e Finha pela inspiração e parcerias nas sessões… Família Balboa (Paizinho, Spinosa, Gabriel e Xim) por sempre defenderem a causa, a Clothing Noname por fortalecer nos kits… Toda a galera da ASRP e Real Família por manterem a Prafinha e ao Black Media pela oportunidade!

 

blacktapes_balboa_quarentimes_05

Share